Latest News

Arquitetura Vitoriana em Charmed

Já mostramos aqui em Charmed Fan Fiction que a Mansão Halliwell existe de verdade, e que atualmente está à venda. É uma casa linda, que encanta não apenas aos fãs mas também aos amantes da história e da arquitetura.

A casa está localizada numa zona antiga de Los Angeles, chamada Angelino Heights, que começou a ser povoada por volta de 1886. Pouco tempo depois, um "boom" imbiliário na região incentivou a construção de casas majestosas. Afinal, os moradores da época eram ricos comerciantes, e eles queriam que a aparência das suas moradas deixasse bem claro esse detalhe monetário. Assim surgiram as casas em estilo Vitoriano, entre elas, a que conhecemos como Mansão Halliwell.


Mas o que é esse tal "Estilo Vitoriano"?

É um tipo de Arquitetura que tentava trazer a estética e as tecnologias da era industrial para as construções. A gente tem que lembrar que, naquela época, estavam sendo inventados equipamentos que antes não existiam, como tornos mecanizados e máquinas de corte. Antes deles, era muito trabalhoso fazer uma casa; então, de repente, ficou mais fácil e sobrou tempo para encher as fachadas de firulas e enfeites criados com a nova caixinha de ferramentas dos operários.
Por isso, as casas Vitorianas abusam da assimetria e dos detalhes: têm muitas varandas, bay windows, múltiplas entradas e são pintadas de cores vibrantes. O Queen Anne adotado na Mansão Halliwell é um dos três estilos de casas Vitorianas. Esta é a concepção estética ousada, com casas mais arredondados e cheias de ornamentação. Ecletismo era a regra neste tipo de arquitetura.

Para identificar uma mansão Vitoriana, você deve procurar por:

- construções altas e cheias de ângulos;
- colunas cortadas em vários formatos uniformes;
- vigas elaboradas;
- sótãos, torreões, pavilhões, torres e bay windows;
- telhado de chapa metálica;
- pintura vibrante;
- acabamentos com formas e padrões decorativos.


A Histórica Carroll Avenue

A rua onde está localizada a Mansão Halliwell preserva um dos maiores acervos em construções de época da Califórnia. Vamos fazer mais um passeio por ela.
Entre 1900 e 1915, Los Angeles passou a abrigar a crescente indústria do cinema. Os Estúdios logo perceberam que a vizinhança era um cenário ideal, e começaram a usá-la já nos primeiros filmes do cinema mudo. Muitas das estrelas da época, como Mary Pickford e Gloria Swanson, moravam em Angelino Heights.

Filmar por ali se tornou muito popular, e a gente pode reconhecer as casas em diversos filmes, vídeos, propagandas e shows de televisão como Charmed. Por isso, pode-se dizer que caminhar pela avenida Carroll é como passear por um filme. A rua onde se encontra a Halliwell Manor original foi declarada Monumento Histórico-Cultural do Município de Los Angeles.

Dê uma boa olhada nas fotos dessas casas liiiindas... agora imagine todas elas juntas, numa única rua. Não seria um sonho morar num lugar assim?

O verdadeiro nome da Mansão Halliwell

O que os fãs de Charmed conhecem como Mansão Halliwell na verdade tem outro nome: é a Innes House, chamada assim por ter sido construída por um vereador de Los Angeles chamado Daniel Innes em 1887.

Ela tem detalhes decorativos de madeira no alpendre inspirados na arquitetura japonesa. O atual proprietário normalmente permite que turistas percorram o andar térreo da residência - o que provavelmente só vai durar até ele vender o imóvel.

The Foy House, A casa de Dan Gordon

Dan Gordon, namorado de Piper na segunda temporada de Charmed, morava na também gloriosa casa ao lado. Pois essa casa tem uma história curiosa: ela já "existiu" em três lugares diferentes! Construída num lugar, ela foi transportada para outro por seus proprietários que, decidindo se mudar mais uma vez, a levaram depois para a Carroll Ave.


A casa foi de uma sufragista chamada Mary Foy, filha de uma família muito rica de Los Angeles - daí o nome Foy House.

Veja uma apresentação de slides com mais fotos das belíssimas casas da avenida Carroll.

3 comentários:

Raquel disse...

Eu amo esse estilo vitoriano, gostaria de ver o interior de uma dessas casas...

magda disse...

estou para construir ou reformar uma casa que já possuo, e o meu desejo é fazer algo no estilo vitoriano.não disponho de muito dinheiro para tal, e portanto a constrição ou reforma teria que ser criativa. esse é realmente um sonho que tenho.pesquiso, como leiga, esse estilo pois me encanta não só como arquitetura mas também a decoração.infelismente não conheço nenhum arquiteto que curtiria fazer um projeto assim.

Stella disse...

Nossa.. são lindas!
tbm gostaria de ver no interior delas.. hehe

Charmed Gallery Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.